Apresentação do livro: Agôn Homo Sportivus


No próximo dia 28 de novembro às 18h30 realiza-se no auditório da FADEUP o lançamento do livro Agôn Homo Sportivus, Estratégias & Estrategemas, da autoria de Gustavo Pires e António Cunha.

A ATAP congratula-se pela apresentação deste livro que tem como autor o seu sócio e treinador de andebol, António Cunha

PLANO DE ATIVIDADES 2017-2018

Reabilitar a Associação de Técnicos de Andebol de Portugal (ATAP) no sentido de a tornar dinâmica, autónoma e uma instituição em defesa dos interesses do andebol em geral e dos treinadores em particular.

Unir os treinadores de Andebol em prol de um projeto comum, com ativa participação junto das instituições que tutelam a modalidade.

Assim, o plano de atividades assenta em 4 grandes áreas:

Apoio à atividade do treinador de andebol

  • Organizar um Seminário para treinadores em paralelo com grande competição nacional (com creditação)
  • Associar-se à formação creditada para professores
  • Dinamizar debates técnicos em paralelo com competições de escalões de formação em regime de concentração (Ex. Encontros Nacionais)
  • Estabelecer parcerias com empresas de material técnico, com preços vantajosos para os associados
  • Criar bolsa e contactos para estágios de treinadores portugueses em clubes de referência europeia e mundial
  • Criar bolsas para técnicos jovens em Seminários no estrangeiro
  • Negociar o acesso a apoio jurídico aos treinadores filiados na ATAP

Participação no desenvolvimento da modalidade

  • Intervir nos órgãos de decisão do andebol, em representação dos treinadores (Assembleias Gerais e outras).
  • Reiniciar o processo organizativo do Conselho Técnico Científico, de forma a solidificar as tomadas de decisão com base na consulta e opinião dos professores de Andebol das Universidades portuguesas.
  • Criar, em parceria com as Associações de Treinadores de Espanha, França, Alemanha e Dinamarca a Associação Europeia de Treinadores de Andebol

Representatividade da associação

  • Organização dos processos de sócios e promoção da angariação de novos associados (valorizando o potencial de retorno com descontos em diferentes formações)

Comunicação

  • Manutenção e dinamização do site da ATAP, www.atap.pt, disponibilizando aos sócios apoio, informação e documentação.
  • Disponibilização de informação e promoção da ATAP através das redes sociais
  • Lançamento de uma newsletter tri-mestral

Assim, serão objetivos, fomentar o corporativismo entre os treinadores em Portugal - adversários em campo, colaborantes fora dele, na procura de melhorar o andebol nacional

PROPOSTAS PLANO ESTRATÉGICO 2019-2020

A ATAP enviou à FAP algumas propostas dos treinadores de andebol de Portugal. Estas propostas surgiram da reflexão realizada aquando do Workhop "Formação de atletas de andebol" realizada no passado mês de junho em Gondomar no âmbito do 6º Congresso da Treinadores de Portugal, de reflexões realizadas por alguns treinadores com responsabilidades no andebol nacional e também como resultado de apreciações da própria direção da ATAP.
Posteriormente estas propostas foram colocadas a discussão dos sócios da ATAP e mais tarde foi também estimulada a participação dos treinadores em geral.
Das contribuições dos treinadores portugueses foram realizadas alterações e ajustes ao documento, refletindo-se nesta proposta final.


20º aniversário da Treinadores Portugal

Manuel Manita homenageado

No dia 6 de outubro de 2017, a Treinadores de Portugal comemorou os seus 20 anos, pela primeira vez de uma forma pública, no Hotel Lagoas Park em Oeiras.
A ATAP foi uma das Associações de Treinadores presente.
Na ocasião a Treinadores de Portugal homenageou os membros da sua Comissão Instaladora, da qual fez parte o treinador de andebol Manuel Manita.
Esta homenagem póstuma a Manuel Manita, representado pelo seu filho Vitor Manita, em muito orgulha esta nossa Associação.

Debate "Formação de atletas"

No passado dia 3 de junho, no Pavilhão Multiusos de Gondomar a ATAP promoveu, no decorrer do 6º Congresso Treinadores de Língua Portuguesa, um debate sobre a formação de atletas de Andebol.

O nosso agradecimento: aos preletores: Paulo Jorge Pereira, Ulisses Ribeiro e Rolando Freitas; aos professores universitários: Anna Volossovich, Fernando Gomes, Isabel Gomes, Luísa Estriga, Luís Gonzaga, Sofia Silva, Teresa Fonseca; ao moderador: José António Silva; e a todos os 68 inscritos.

Oportunamente será disponibilizado um documento resumo da ação.

NOTÍCIAS

FORMAÇÃO ProELid - Liderar equipas eficazes.

A realizar-se de 10 a 14 de julho 2017 na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, a Escola de Verão dirige-se a pessoas interessa pelo tema da liderança ou com funções de coordenação de equipas.

Desconto especial para os associados da ATAP.  Para tal, basta que preencham a ficha de inscrição inserindo o código promocional 54678.

Esta formação está certificada pelo IPDJ, para Diretores Técnicos e Técnicos de Exercício Físico (componente de formação geral, com 6.5 créditos) e para Treinadores de desporto (componente de formação geral, com 6.5 créditos).

Inscrições abertas em:  www.ardh-gi.com

O Clinic Técnico HANDBALL FUTURE, Forrmação de Jovens Atletas, realiza-se no Campus Académico da Maiêutica - ISMAI/IPMAIA nos dias 14 e 15 de abril, com 3 UC para efeitos de renovação do TPTD.

Preços de inscrição reduzidos para sócios da ATAP

Em Janeiro passado realizou-se em Nantes o primeiro contacto para a criação da Associação Europeia de Treinadores de Andebol, iniciada pelas Associações de Treinadores da França, Dinamarca e Espanha.

A ATAP também já se associou a esta iniciativa colaborando para a criação desta Associação Internacional.